Três níveis de confiança – Inovação Aberta

Três níveis de confiança

As equipas de inovação aberta, são conjuntos de pessoas oriundas de diferentes organizações, que em conjunto desenvolvem novos produtos, serviços ou mercados.

A diversidade organizacional, por princípio facilita e a criação de conhecimento, mas pode criar obstruções e inviabilizar o sucesso da inovação aberta. É fundamental, portanto, saber como as pessoas, inseridas em equipas, criam conhecimento em inovação aberta e quais os problemas que enfrentam.

Chesbrough, em “Open Innovation”, refere que o conhecimento e a informação são duas coisas distintas. A informação tem o potencial de ser usado de forma a criar conhecimento e não requer um conhecedor ao contrário do conhecimento. O conhecimento flui e reside nos indivíduos.

O conhecimento flui entre as empresas e é fundamental para muitas inovações. Esse conhecimento utiliza as redes sociais, quer elas sejam informais ou formais e permite às organizações desenhar os seus projectos, com base em conhecimento exterior, aos seus domínios internos.

De uma forma geral aceitamos o conhecimento como sendo explícito e tácito, e as organizações fazem fluir o primeiro entre si, enquanto o conhecimento tácito é resguardado para aplicar em inovação ou para ir ao encontro das necessidades dos seus clientes e consumidores.

Um dos problemas que esta transferência de conhecimento enfrenta, em inovação aberta, é a desigualdade nas relações de poder entre as organizações envolvidas em processos de inovação. Está incluída nesta classe de problemas, por exemplo, a transferência de conhecimento entre as universidades e as empresas.

A questão é pois, como dizia Yochai, como construir um sistema que permita às pessoas um compromisso com o processo social emergente e ao mesmo tempo manter a sua vida fora dele.

Assistimos, hoje em dia, à investigação e experimentação nas fronteiras das empresas e pelo que parece são uma parte importante na estrutura organizacional da inovação. Pequenas e muito pequenas empresas gravitam, numa desigualdade de poder, em volta de grandes empresas e contribuem muitas vezes de forma decisiva para o sucesso da inovação nessas grandes empresas.

Que tipo de estrutura deveria ter por base esta partilha de conhecimento, onde a desigualdade de poder se manifesta?

De que forma em inovação aberta os pequenos actores conseguem garantir a sua independência económica?

A resposta a estas questões é simples!

Construindo confiança mútua.

Verificamos que o crescimento, quantitativo e qualitativo, de pessoas envolvidas, em blogs, é extremamente significativo. Esse fluir de informação, não era possível há poucos anos, onde apenas à imprensa era possível fazê-lo. Hoje traz, em muitos casos, independência económica. E como?

Construindo confiança mútua.

Ao penetrar no mundo das organizações devemos ter em conta que existem muitas diferenças em relação ao que possivelmente pensávamos sobre a estrutura e comportamento das organizações.

As organizações apresentam predominantemente duas orientações de actuação, ou mais viradas para a análise e resultados confiáveis ou com abertura ao risco e ao longo prazo.

Construir confiança numa organização, implica um trabalho no seu interior que conduza os seus líderes a aceitar as participações exteriores como válidas e praticáveis.

Construir a confiança nos líderes das organizações e dos diversos departamentos ou áreas de gestão, implica uma atitude de diálogo apaixonada e uma história bem contada.

Mas para construir confiança nos líderes e nas organizações, de forma a promover a inovação com a participação externa, implica uma construção em nós de uma confiança inabalável das virtualidades da Inovação aberta.

Tenha confiança!

Etiquetas: , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: