Integração e contexto em pensar design

Integração no pensamento design

A visualização das ideias de produtos, serviços e experiências através de protótipos ou de vídeos é um componente importante do pensamento de design de todo o projecto.

As constantes melhorias e adaptações das novas tecnologias, vêm acrescentar facilidades na apresentação de projectos de natureza sistémica e complexa, como no caso do design integrativo.

Design integrativo é um outro nome para design de todo o sistema. O conceito chave é que, a optimização de cada componente de um sistema de forma independente leva, à não optimização de sistemas completos

Uma abordagem integrativa no trabalho de design implica, mais trabalho dos designers, e requer uma equipa interdisciplinar para identificar e desenvolver soluções para cada componente de um sistema maior.

O design integrativo começa por reunir todos os participantes no início do processo de design para optimizar as interacções entre os componentes, o que permite minimizar o custo de operações, aumentar a eficiência e eficácia, reduzir significativamente os impactos, e eliminar erros dispendiosos resultantes da falta de comunicação eficaz entre os vários intervenientes.

Com a interdisciplinaridade e seguindo uma metodologia adequada, poderemos integrar questões como:

Oportunidades que seriam perdidas.

Decisões atempadas.

Sinergias inovadoras.

Garantia de desempenho final.

O design integrado, é essencialmente lateral. O seu poder reside na sua capacidade de estimular a colaboração significativa em tempo útil.

Logo de inicio todas as diferentes perspectivas são abordadas, as sinergias são identificadas, as soluções criativas desenvolvidas, evitam-se erros irreversíveis, faz-se uma gestão de tempo através de uma coordenação efectiva com comunicação aberta e eficaz.

A abordagem é holística, abrangente e criativa.

Mas no design integrativo, não podemos deixar de ter em atenção a teoria da actividade, que em oposição a ciência natural ou social, é uma abordagem científica do projecto que enfoca o aspecto “contexto” do projecto

Muitas vezes no desenvolvimento de Design integrativo temos de ter atenção à influência dos contextos sobre a eficácia e eficiência da equipa. Isso significa que os processos tradicionais de ultrapassar barreiras sócio-cognitivas que impedem a eficiência da equipa, tem de ser inovado.
Os problemas com eficiência design integrado da equipa estão relacionados ao contexto e não o processo, não são técnicas, mas barreiras sócias e cognitivas. Quanto mais fragmentado for o contexto maior são as barreiras.

É necessário gerar novas ideias para visualizar um contexto, no qual as pessoas possam começar a questionar-se e comparar os conceitos, de forma a permitir, que quem recepciona o projecto as veja de forma diferente. Uma história uma contexto.

O acto de provocação inerente ao design integrativo, não pode ser só descobrir que novas oportunidades existem, mas terá que ter em conta que naquele contexto, o trabalho tem impacto enquadramento dominante da sociedade.

Nós podemos perceber qual será o impacto do projecto, questionando as partes interessadas. Através de um processo de questões, quem ouve, pode formular uma nova construção de pensamento, que pode ser testado face à experiência do passado ou com outras pessoas.

Desta forma as pessoas assimilam um novo quadro e uma perspectiva sobre a questão.

De uma forma geral, as pessoas realmente aprendem quando estão curiosos e ansiosas para perguntar. Nessa altura, as pessoas ficam disponíveis para ouvir ou encontrar as próprias respostas.

Integrado? Diga lá!

Advertisements

Etiquetas: , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: