Tomar decisões ao pensar design

Tomada de decisão em design

Os tipos de perguntas que fazemos são tantos como os tipos de coisas que conhecemos” – Aristóteles

No tempo de Aristóteles não se pensava em pensamento Design, e no entanto hoje, em pensar design, continuamos a fazer muitas perguntas.

As decisões em pensamento design são tomadas através do processo design.

Ao tomar decisões em pensamento design, toda a gente concorda que estas são realizadas através do processo de design, e sabemos que muitos dos métodos de design centrados na decisão e estruturas, foram desenvolvidos recentemente.

Porém, algumas pessoas perguntam onde é que as decisões de design são cientificamente ou matematicamente suportadas. A situação pode agravar-se, sabendo que o design tem sido reconhecido como um processo de equipa interdisciplinar com múltiplas dimensões sociais e tecnológicas.

Tomar decisões não é um processo sempre claro e sabemos que muitas vezes, os decisores procuram mitigar a incerteza, por qualquer meio, antes de tomar a uma decisão.

“Através de muitas experiências, eles foram capazes de mostrar que os gestores fazem julgamentos, fazendo ajustes de algum valor inicial, mesmo que o valor inicial seja baseado em informações totalmente aleatórias.” – (Professor Kahneman was awarded the 2002 Nobel Prize for Economics for his pioneering research.)Henry Morris

Nesta curta existência do pensar design surge também a engenharia design, cada vez mais reconhecida como um processo decisório. Isso deve-se à riqueza de várias disciplinas. Done correctly, it forces the process of engineering design into a total systems context, and demands that design decisions account for a product’s total life cycle, It also provides a theory of design that is based on a rigorous set of axioms that underlie value theory. Sendo correctamente realizado esse processo de tomada de decisão, ele é assumido num contexto da totalidade e obriga que, as decisões de design, sejam responsáveis por um ciclo de vida do produto total.

A linha comum de conceito nestas decisões, baseadas na estrutura de design, é que design é um processo racional de escolha entre várias alternativas.

Os designers têm vindo a convergir com os negócios ao aplicar as suas competências numa área que habitualmente não era a sua. Com esta mudança veio a constatação de que uma abordagem baseada no design, ou o pensamento de design “, é bem adequado para abordar alguns dos desafios mais complexos das.

O tema da tomada de decisão, é fundamental para conseguir a convergência desejada entre o pensamento design e os negócios.

O primeiro passo que os líderes e os gestores devem dar, é entender as diferenças entre, a forma como eles caminham nos negócios e as perspectivas dos designers sobre, como resolver problemas.

Os decisores empresariais tendem a seguir um processo muito analítico, tomando decisões pela compreensão de todas as opções disponíveis e determinam com “rigor”o melhor caminho a seguir.

O pensamento design aponta a construção de protótipos e interacção de ideias, como forma de aprender como andam e muitas vezes, aponta o desenvolvimento de novas ideias e a compreensão do problema ao longo do caminho. O designer ao abraçar constrangimentos, as regras são constrangimentos,mostra a evolução do trabalho através do design.

Deixo duas questões, se quiser pensar:

1 – “Dois dos meus colegas da IDEO, Tatyana Mamut e Lionel Mori, propuseram que a inovação, sobretudo inovação sistémica, são determinadas por um equilíbrio de três coisas – as normas de comportamento, instrumentos e regras. Como designers que tendem a ter regras e regulamentos, como parte das restrições existentes, mas num contexto de rápida mudança de regulamentação, gostaria de saber se há um papel mais activo para o pensamento de design.” Tim Brown- designthinking.ideo.com

 

É necessário pensar design, com mais velocidade, ao tomar decisões?

Colabore, questionando!

Anúncios

Etiquetas: , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: