Design doing

Pensar design Fazer design

Design pode ser traduzido por uma forma que cria uma experiência de satisfação no utilizador ou uma viagem física e emocional para o utilizador em termos espaciais.

Criatividade é a capacidade de criar algo novo. Design é acerca do processo de fazer alguma coisa nova.

Pensar design é procurar a resolução geral de problemas e reformular oportunidades no sentido estratégico.

Importa partir do “pensar Design” para o “fazer design”.

Fazer design não tem a ver com as regras, mas sim com a cultura da organização. Trata-se de reformular o estado de espírito colectivo e métodos de trabalho de forma a impulsionar na cultura da organização o espírito de inovação de forma consistente e sustentável.

É o estado de espírito que define as condições em que a organização se desenvolve e por isso é necessário extrair a “atitude” por trás do design, colaboração de mente aberta, coragem e convicção.

Fazer!

Segundo Heather Fraser “fazer design” passa por:

Abertura – Toda a gente na equipa tem de estar receptiva a toda a gente e a tudo de forma a encontrar algo suficientemente valioso.

Sair fora das bordas – As circunstâncias emocionais certas inspiram coragem para experimentar e jogar com novas ideias.

Não desistir – Nenhum grande design é realizado sem grande convicção.

A metodologia é engrenar – Com as condições emocionais adequadas o passo seguinte é fazer algo juntos, focando poucos componentes nucleares. Compreensão dos utilizadores, múltiplos protótipos e design de estratégia de negócio.

Recompensa dos princípios de design – Quando as condições para inovação são colocadas e os princípios gerais e metodologia de design são postos em jogo, é impressionante o quanto pode ser o impacto.

“Além disso, os princípios do pensamento projecto vir a ser aplicável a uma ampla gama de organizações, não apenas para as empresas em busca de novos produtos. Um designer competente pode sempre melhorar um último componente do ano passado, mas uma equipa interdisciplinar de pensadores design qualificados está numa melhor posição para enfrentar problemas mais complexos. Da obesidade pediátrica e a prevenção da criminalidade à mudança climática, o pensamento projecto está a ser aplicado a uma série de desafios que carregam pouca semelhança com os objectos de mesa que ainda enchem as páginas de hoje em publicações e tablóides.” – Tim Brown – Change By Design

“Design não é uma aplicação de uma vacina; é um “programa de inovação  fitness” que põe a organização no topo da sua actividade”- Heather Fraser

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: