Design Thinking no WEF

 
 
 
 
 

DUBAI

 

Preparar o futuro!

“O design é um agente de mudança que nos permite compreender as mudanças e os problemas complexos, e transformá-las em algo útil.”

Notas a propósito da reunião do Conselho sobre Design no WEF – Dubai

O conselho sobre Design identificou seis princípios de design, que nos devem ajudar a desenvolver novas ideias e estratégias para resolver os problemas de todos nós e que podem ajudar os sistemas de cooperação internacional:

  1. Clareza ou transparência: Problemas complexos exigem soluções simples, claras e honestas.
  2. Inspiração: Soluções bem sucedidas irão mover as pessoas, satisfazendo as suas necessidades, dando sentido às suas vidas, e aumentando as suas esperanças e expectativas.
  3. Transformação: Problemas excepcionais exigem soluções excepcionais que podem ser radicais e até mesmo perturbadoras.
  4. Participação: As soluções eficazes serão colaborativas, inclusivas e desenvolvidas com as pessoas que as irão utilizar.
  5. Contexto: Nenhuma solução deve ser desenvolvida ou entregue isoladamente, mas deve reconhecer o seu contexto em termos de tempo, lugar e cultura.
  6. Sustentabilidade: Toda solução deve ser robusta, de fundo, e projectada com respeito ao seu impacto de longo prazo sobre o ambiente e a sociedade.

Um novo dia!

Algumas iniciativas a promover no âmbito deste trabalho:

Criar símbolos universais para incentivar o consumo sustentável – Duas “pegadas” uma para a água utilizada em produtos e embalagens e outra para o uso de combinados de carbono.

Design a pensar na educação – Proporcionar uma metodologia que permita identificar e compreender os desafios globais, fomentando a criatividade de forma a promover a concepção e implementação de soluções.

Ciclo de vida ajustado aos sistema de valores – Alterar o sistema de valores, avaliando os custos para a sociedade resultantes do nossos modo de vida. É uma mudança radical, para que uma geração cria activos para a geração seguinte, em vez de dívidas

(Fontes: Tim Brown e Brian Collins)

Os membros do  Conselho sobre Design, que chegou a Dubai incluíam Paola Antonelli, Tim Brown (presidente), Craig Branigan, Kigge Hvid, Chris Luebkeman, John Maeda, Mokena Makeka, Toshiko Mori (Vice-Presidente), Kohei Nishiyama, Alice Rawsthorn, Sudhir Sharma e Jens Martin Skibsted com a liderança de Emma Loades no Fórum Econômico Mundial.

Etiquetas: , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: