Convergência, simplicidade e elegância!

Afunilo um monte de ideias…

a que chamo convergência (apróximação a um valor definido de uma visão comum ou opinião ou ainda para um estado de equilibrio).

No linguagem de negócios podemos dizer que se trata de uma técnica, onde ideias de diferentes àreas ou participantes de um grupo de trabalho são colocadas juntas para encontrar uma única solução óptima a um problema definido de forma clara.

Ao procurar resolver um problema não devo apenas procurar a única solução.

É importante que seja única e se possível que resulte da subtração de elementos não rentáveis ou meramente acessórios. Algumas aplicações informáticas são um bom exemplo disso (excesso de funcionalidades).

Esta possibilidade (subtrair) vai de alguma forma comprometer um velho hábito que é “…e se tivesse mais isto? Ficava mais completo!”.

Eu diria ficava mais completamente complicado, (não confundir com complexo).

Importa a simplicidade, sinónimo de agilidade de processo e de rapidez. A simplicidade facilita a aprendizagem e permite a abragência da população a que se destina o processo ou produto e promove a elegância.

Um conceito, que emerge e que acomanha muitas vezes o negócio, chamado elegância, aquilo que não é habitual e é simples ou uma questão de bom gosto até nas palavras. 

 

De uma nuvem de ideias convergiu uma solução fruto de subtracções cujo resultado foi a elegância com requintes de simplicidade!

A inovação!

Aconselhamento: Leitura sobre o trabalho de John Maeda

Anúncios

Etiquetas: , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: